Rádio Universitária FM de Fortaleza é vítima de golpe na web
Emílio Moreno | 1 de setembro de 2008
Na madrugada de sábado, a caixa de mensagem do Liberdade Digital recebeu um e-mail da Rádio Universitária com uma suposta denúncia de uso de dinheiro público envolvendo a Associação Cearense de Rock, a Empire Records e Ponto Ce.
Segundo o texto, cheio de erros de português e bastante confuso, ”durante alguns meses fomos procurados por diversas bandas que nos informavam que estavam sendo prejudicadas por não poderem divulgar seus trabalhos autorais”. Desconfiado e sem entender direito do que se tratava, consultei uma amiga ligada à várias bandas cearenses. Lendo o e-mail, ela também desconfiou e não entendeu nada.
Uma suposta investigação teria descoberto que três entidades que atuam neste cenário: Empire Records, Associação Cearense de Rock e o Festival Ponto CE teriam recebido 200 mil reais por ano para incentivarem a música independente do Ceará. A denúncia, segundo o e-mail, teria como base informações de funcionários da FUNCET (Fundação de cultura, esporte, e turismo de Fortaleza), órgão ligado a prefeitura de Fortaleza.
Hoje cedo, a caixa de entrada do L.D. recebeu um novo e-mail. Era um desmentido da Rádio Universitária ao perceber que seu nome havia sido envolvido em uma mensagem falsa. Segundo o e-mail assinado pelo diretor da emissora, Nonato Lima, o nome da rádio foi usado indevidamente. Em nota, a direção da rádio afirmou que o único e-mail instituicional utilizado termina com o domínio “radiouniversitariafm.com.br”. Segundo Nonato, a rádio não se responsabiliza “por nenhuma mensagem encaminhada através do e-mail “produradiouniversitariafm@gmail.com”.
Publicamos as duas mensagens para que nossos leitores tirem suas próprias conclusões. Mas não concordamos com nenhum tipo de denúncia anônima. Se existe uma irregularidade, que os denunciantes venham a público apresentando provas. Utilizar o nome de terceiros em nome de um “jornalismo universitário investigativo”, termo que até sábado eu nunca tinha ouvido falar, é desonesto e invalida qualquer tipo de reivindicação.
E-mail com a suposta denúncia da Rádio Universitária
————————— Mensagem Original —————————-
Assunto: DENUNCIA ( EMPIRE RECORDS / ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE ROCK / PONTO CE )
De: “radio universitaria”
Data: Sex, Agosto 29, 2008 11:58 pm
Para: ulaaragao@hotmail.com
————————————————————————–O Ceará Bandas Independente
JORNALISMO UNIVERSITARIO INVESTIGATIVOSegundo nos foi solicitado estamos enviando estas informações para nosso banco de dados; que hoje contem mais de 15 mil E-mail´s de diversos segmentos; visto que a maioria de ordem cultural, política e de pessoas ligadas à cena independente do no estado.
Durante alguns meses fomos procurados por diversas bandas que nos informavam que estavam sendo prejudicadas por não poderem divulgar seus trabalhos autorais, Devido à falta de oportunidade oferecida pelas entidades que recebem recursos financeiros para realizarem eventos com a musica independente do ceará,
Descobrimos em nossas pesquisas que três entidades que atuam neste cenário.
( EMPIRE RECORDS / ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE ROCK / PONTO CE )
(Obs:informações de funcionários de dentro da funcet)
Recebem por ano aproximadamente da funcet um montante de R$: 200.000,00; Para ser dividido entre elas.Nestas entrevistas com estas bandas na qual consta uma lista em anexo, muitas informaram que não recebiam cachê; e que ainda ate pagam para tocar. Outras informaram que mandam seus matérias e nem sequer recebem informações sobre o material enviado. Desta maneira e com as informações que foram passadas, pedimos que algumas bandas independentes se inscrevessem novamente nestes festivais para o ano de 2008.
( FOR CAOS E PONTO CE )
Enfim, Conforme as informações anteriores podemos constatar que eram verdadeiras, pois durante todo segmento 2008 do processo as bandas não receberam nem um tipo de comunicação nem de contato por menor que seja.
Desta forma,Aprofundamos-nos um pouco mais no assunto e constatamos que quase sempre para estes festivais são incluídas as mesmas bandas de antes não oferecendo oportunidade para novas vertentes da musica independente do ceará.
Foi realizado um encontro entre 60 representantes de diversas bandas de variados gêneros musicais ( NA FEIRA DA MUSICA 2008 );no qual assinaram documentos de solicitação para intervenção deste recurso para o ano de 2009, este documento vai ser encaminhado a nossa câmara dos deputados /assembléia legislativa.
Visto que alguns deputados e vereadores se comprometeram de certa forma aprofundar um pouco mais as investigações.JORNALISMO UNIVERSITARIO INVESTIGATIVO CEARÀ.
O Mais Triste Mesmo; E Que Essas Pessoas Que Representam Estas Entidades Circulam Em Nosso Meio Sorrindo E Ainda Nos Cumprimentam, Perdemos Todo Respeito Que Tínhamos Por Estes.
Pois Passamos Seis Meses Investigando Estes Fatos,
Torcendo Para Que Fosse Apenas Um Mal Entendido.
Nota de esclarecimento da Rádio Universitária FM - 107,9
A Rádio Universitária FM alerta que as mensagens eletrônicas enviadas a partir do e-mail "produradiouniversitariafm@gmail.com”, não partiram e não correspondem a nenhum setor da emissora.A produção da Rádio Universitária FM recebeu no dia 28 de agosto de 2008 um alerta da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) sobre e-mail intitulado “(EMPIRE RECORDS / ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE ROCK / PONTO CE) Denuncia”. Na referida mensagem eletrônica, há uma suposta denúncia sobre verbas públicas para financiar festivais e espaços destinados a música independente. Usando indevidamente o nome da Rádio Universitária FM, a mensagem com remetente: “radio universitaria <produradiouniversitariafm@gmail.com>”, foi encaminhada para diversos órgãos e setores ligados à cultura em nosso estado.
A Universitária FM informa não estar envolvida com qualquer denúncia ou investigação sobre o tema tratado na mensagem eletrônica supracitada. Os e-mails oficiais da emissora possuem o domínio “radiouniversitariafm.com.br”, sendo o email producao@radiouniversitariafm.com.br o único endereço eletrônico da Coordenação de Produção da emissora.
Reafirmamos que não nos responsabilizamos por nenhuma mensagem encaminhada através do e-mail produradiouniversitariafm@gmail.com ou qualquer tipo de denúncia contra a Empire Records, Associação Cearense de Rock e festival Ponto CE. Qualquer uso do nome da Rádio Universitária FM por esse remetente é feito de má fé e sem o conhecimento da emissora.
Estamos abertos a qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Nonato Lima – Diretor da Rádio Universitária FM
Fortaleza, 29 de agosto de 2008
Contato: 3366.7470
Comentários