Concertos Solidários na Igreja do Carmo

Foto antiga da Igreja do Carmo, no Centro de Fortaleza - Arquivo ASCAC

Centro de Fortaleza vive os Concertos Solidários na Igreja do Carmo: Grupo Syntagma faz uma travessia por mais de 500 anos da história da música no Ocidente.

Tocados pela música, que nos seja possível criar redes de solidariedade. É o convite proposto com a série Concertos Solidários, que apresenta o Grupo Syntagma, na Igreja do Carmo, no Centro de Fortaleza.
O primeiro aconteceu na Igreja de São Francisco, em Sobral, em julho último. O segundo, no mês seguinte, encontrou uma Igreja do Carmo com mais de 160 pessoas de todas as idades. O projeto conta com apoio da STN – Sistema de Transmissão Nordeste S.A. via Leia Rouanet, do Ministério da Cultura – MinC.

Uma primeira edição dos Concertos Solidários aconteceu em 2001, em oito igrejas de Fortaleza e na matriz de Aquiraz. O nome da série se deve ao estímulo à doação de alimentos para entidades benemerentes. Agora em 2008, a entidade contemplada é o Grupo Sol – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, que trabalha no bairro do Caça e Pesca, em Fortaleza (Rua Jamaica, 410, 3262.2946 com Sandra ou Seldinha), onde mantém uma escola com mais de 60 crianças.


Música antiga da Europa e contemporânea do Nordeste do Brasil

A idéia dos concertos nas igrejas remete diretamente à história da música no Ocidente, sobretudo à produção e difusão da música antiga da Europa (medieval, renascentista e barroca). É na freqüência da música antiga que se insere a atuação musical do Grupo Syntagma. A Igreja Católica tem um lugar de destaque no modo de produção e difusão da música do período.

Com 22 anos de trajetória artística, o Syntagma trabalha as ligações da música produzida na Europa medieval, barroca e renascentista com a música tradicional produzida hoje no Nordeste do Brasil. Usa instrumentos antigos, similares aqueles que animavam os bailes, festas e celebrações na Idade Média, como viola da gamba, flautas e cravo, e encontra semelhanças na sonoridade deles com nossas rabecas e pífaros, por exemplo.

O repertório é vasto: de Bach a Luiz Gonzaga. É sempre especial o momento em que o grupo toca "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ou "Fantasia sobre o Canindé de Luiz Gonzaga", do cearense Liduino Pitombeira, um dos criadores do Syntagma, em 1986.

O Syntagma é uma espécie de escola para seus integrantes. Mais de 60 músicos já passaram pelas várias formações do grupo, que tem dois cds gravados: Miracula e Syntagma.

Hoje, a direção musical do grupo está a cargo de Heriberto Porto (flautas), com a seguinte formação: Marcos Maia (violão), Jorge Santa Rosa (viola da gamba e baixo), Solange Gomes, André Sousa, Robson Oliveira, Marcos Paulo Miranda (flautas), Verônica Lapa (cravo) e Marcelo Holanda (percussão).

Os concertos são gratuitos. A produção é de Cris Queiroz. Incentivado via Lei Rouanet, conta com apoio da STN – Sistema de Transmissão Nordeste S.A.

Saiba mais: Atendimento à Imprensa (85) 9928.4131 Cris Queiroz queirozcris@uol.com.br

Grupo Syntagma novaisporto@uol.com.br Heriberto Porto - diretor musical do Grupo Syntagma 8823.1793 - Solange Gomes – flautista do Grupo Syntagma 9986.0048

Os próximos concertos estão marcados para os domingos de:

Outubro, dia 19

Novembro, dia 9

Sempre a partir das 16 horas

Leve alimentos. Serão doados ao Grupo Sol – Solidariedade, Operosidade, Liberdade, que mantém uma escola com mais de 60 crianças na área da Jamaica, no Caça e Pesca, Praia do Futuro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Syntagma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Fortaleza Cantam na Câmara Municipal. Falta do que Fazer?

FUTRICANDO O PASSADO