VII Semana Paulo Freire discute memória e cidadania
O direito à memória atualmente é proclamado por vários setores da sociedade como uma das mais importantes prerrogativas para o exercício efetivo da cidadania. Partindo do pressuposto de que esse exercício deve estar acompanhado sempre da reflexão crítica sobre o potencial libertário ou opressor que a memória pode adquirir, é que a VII Semana Paulo Freire, do Museu do Ceará, traz como tema O direito ao passado: memória e cidadania, convocando a sociedade a participar desse debate.
A programação acontece desta quinta-feira (06) a sábado (08), no próprio Museu do Ceará (rua São Paulo, 51 - Centro) com palestras, oficinas, mesas redondas e exibição de documentário. A abertura da Semana acontece às 14h da quinta-feira com a palestra "O direito ao passado: memória e cidadania", ministrada pela professora Marinina Benevides. Ainda na quinta, a diretora do Museu do Ceará, Cristina Holanda, debate juntamente com Ana Amélia Rodrigues e Carolina Ruoso o tema "Museu do Ceará como espaço de construção de memórias".
Na sexta-feira, das 9h às 12h, Brigida de Sousa Bezerra e Flaith Bezerra Sales dão início à oficina "Na trilha da cultura cearense (jogos pedagógicos do IMOPEC)", que prossegue no sábado de 14h às 17h. Durante a tarde de sexta serão realizadas duas mesas redondas, "Memórias emergentes: indígenas, negros e quilombolas no Ceará" e "Memórias (mal)ditas: prostitutas, jovens e loucos", com participação, entre outros, de Francisco José Damasceno e Gerson Augusto de Oliveira Junior.
A programação culmina com a mesa redonda do sábado, de tema "Lembrança ou esquecimento? As práticas das políticas patrimoniais".Os debatedores serão a professora Ivone Cordeiro (Departamento de Patrimônio da Secultfor), o professor Auto Filho (Secretário da Cultura do Ceará) e Olga Paiva (Superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional).
Serviço:
VII Semana Paulo Freire - O direito ao passado: memória e cidadania
Data: de
Horário: 9h às 17h (abertura às 14h de quinta-feira, dia 6)
Local: Museu do Ceará (rua São Paulo, 51 – Centro)
Aberto ao público
Comentários