FUTRICANDO O PASSADO

Estou de volta com o nosso "Futricando o Passado". Não há nada melhor do que conhecer, através da reprodução de fatos e fotos o cenário histórico da nossa Fortaleza. Estamos aos poucos melhorando o nosso arquivo.

Hoje, estamos trazendo uma foto feita de uma das janelas da Faculdade de Direito, que mostra a construção de uma grande cisterna para o abastecimento de água na cidade. As escavações como podem ser vistas na foto aconteceram no segundo semestre do ano de 1969, na Praça Clóvis Beviláqua. A rua que vemos ao fundo da imagem é a Senador Pompeu. Também podemos ver os edifícios localizados na área central da cidade. No período da construção da "caixa d'água subterrânea", no meio da praça, o Jornal O Povo publicou o fato dando ênfase a derrubada de oitizeiros, árvores que serviam de sombra para quem passava pelo local. Acompanhe um trecho da matéria.

"Vai começar a derrubada do pequeno bosque de oitizeiros existentes na Praça Clóvis Beviláqua, imediações da Faculdade de Direito da UFC. Ali será construída , pelo SAAGEC, em convênio com o BID, uma grande cisterna para o abastecimento d'água de ampla área da cidade. A imprensa clamou contra a derrubada dos velhos oitizeiros, que acolhiam em sua copa raros pintassilgos e ofereciam sombra ao transeunte. Constituia uma pausa pitoresca e poética numa cidade que se vai tornando mais desumana e desnuda".

Em 1969 os periódicos da cidade já publicavam informações de derrubada de árvores, como esta que apresentamos. A cultura da NÃO valorização do sistema paisagístico e do meio ambiente é um problema bem antigo, em Fortaleza. Um grande problema que ultrapassa, muitas vezes, os limites da consciência humana.
Espero que tenham gostado e até o próximo "Futricando o Passado". Um Abraço!

Paulo Campelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Fortaleza Cantam na Câmara Municipal. Falta do que Fazer?

BLOCO MONTE FOLIA: MARACATUCÁ

RECORDAR È VIVER !!!