MARACATU NAÇÃO FORTALEZA PERDE UM DE SEUS DIRETORES
O Maracatu Nação Fortaleza perdeu um de seus fundadores e diretores, o artesão Chico Batista (54). Ele era conhecido por sua criatividade em confeccionar personagens do maracatu
O MESTRE E EU
Antes de fazer parte diretamente desse maracatu, tive a oportunidade de conhecer a arte feita pelo Mestre Chico Batista, quando ganhei de presente, do jornalista Paulo Tadeu, uma pequena e linda rainha. Também tive a oportunidade de acompanhar o trabalho do Mestre Chico, em exposições e nas feirinhas do Sesc. Mas, experiência melhor tive durante os nossos ensaios. Acompanhando o toque dos instrumentos do batuque Nação Fortaleza, junto com a voz de Calé Alencar, percebia como o Mestre Chico Batista tinha amor por essa cultura. Com a morte deste grande homem, perde o carnaval de rua de Fortaleza, perde o Ceará.
CALÉ ALENCAR ESCREVE SOBRE MESTRE CHICO BATISTA
Trecho do texto escrito por Cale Alencar, presidente do Maracatu Nação Fortaleza, no Diário do Nordeste.
Axé, querido amigo. Até um dia. Saravá, meu querido irmão e mestre. Mestre Chico Batista. Prometo a você fazer soarem os tambores como saudação à sua chegada na nova casa. Receba meu abraço musical e alencarino e os aplausos de todos os brincantes do Maracatu Nação Fortaleza, a calunga mais bonita feita com a arte de suas mãos."
P.S.: Quem sabe os organizadores do carnaval de rua em Fortaleza acolham a idéia de trabalhar com a arte de Chico Batista para ilustrar o tema do desfile em 2009. Será uma preciosa oportunidade de fazê-lo permanecer lembrado e presente no ambiente ao qual dedicou a vida.
CALÉ ALENCAR
especial para o Caderno 3
Comentários