MARACATU NAÇÃO FORTALEZA PERDE UM DE SEUS DIRETORES

Mestre Chico Batista

O Maracatu Nação Fortaleza perdeu um de seus fundadores e diretores, o artesão Chico Batista (54). Ele era conhecido por sua criatividade em confeccionar personagens do maracatu em miniaturas. Foi ele que criou o bonito estandarte do Nação Fortaleza. Chico Batista faleceu quando trabalhava em um telhado de uma residência, no bairro Montese.

O MESTRE E EU

Antes de fazer parte diretamente desse maracatu, tive a oportunidade de conhecer a arte feita pelo Mestre Chico Batista, quando ganhei de presente, do jornalista Paulo Tadeu, uma pequena e linda rainha. Também tive a oportunidade de acompanhar o trabalho do Mestre Chico, em exposições e nas feirinhas do Sesc. Mas, experiência melhor tive durante os nossos ensaios. Acompanhando o toque dos instrumentos do batuque Nação Fortaleza, junto com a voz de Calé Alencar, percebia como o Mestre Chico Batista tinha amor por essa cultura. Com a morte deste grande homem, perde o carnaval de rua de Fortaleza, perde o Ceará.

Paulo Campelo


CALÉ ALENCAR ESCREVE SOBRE MESTRE CHICO BATISTA
Trecho do texto escrito por Cale Alencar, presidente do Maracatu Nação Fortaleza, no Diário do Nordeste.

Despedida

"Pai do Alexandre, primogênito herdeiro de seu talento, da Sandra e do Lucas, avô da Maiara e do Pedro Alex, a quem chamo Chico Neto, Francisco Batista de Oliveira, o mestre artesão das calungas, completava seus ganhos levantando paredes, pintando portas, caiando muros, consertando canos, instalando redes elétricas e jogando no bicho, quase todo santo dia. Na quinta-feira, dia 9 de outubro do ano da graça de 2008, cinco dias após haver completado 54 anos, pisou em falso no alto do telhado de uma casa onde trabalhava, no Montese, nas proximidades da igreja de Nazaré, perdeu o equilíbrio e a vida, pelo menos esta vida compreendida no plano material, real e visível. No plano dos encantados, virou luz. Vestiu-se com o estandarte do Maracatu Nação Fortaleza, uma de suas mais belas peças, e foi entrar na morada de Olorum.

Axé, querido amigo. Até um dia. Saravá, meu querido irmão e mestre. Mestre Chico Batista. Prometo a você fazer soarem os tambores como saudação à sua chegada na nova casa. Receba meu abraço musical e alencarino e os aplausos de todos os brincantes do Maracatu Nação Fortaleza, a calunga mais bonita feita com a arte de suas mãos."

P.S.: Quem sabe os organizadores do carnaval de rua em Fortaleza acolham a idéia de trabalhar com a arte de Chico Batista para ilustrar o tema do desfile em 2009. Será uma preciosa oportunidade de fazê-lo permanecer lembrado e presente no ambiente ao qual dedicou a vida.

CALÉ ALENCAR
especial para o Caderno 3
(*) Cantor, compositor, produtor musical, fundador do Maracatu Nação Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereadores de Fortaleza Cantam na Câmara Municipal. Falta do que Fazer?

FUTRICANDO O PASSADO