Postagens

Mostrando postagens de março, 2008

Museu do Maracatu em Ruínas

Imagem
Ficar atento para a importância de se preservar equipamentos culturais da cidade, responsáveis pela difusão da trajetória de nosso povo é fundamental. O Museu do Maracatu, por exemplo, foi fundado em 1984 e fica no prédio que abriga o Teatro São José, ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar. Infelizmente, o local vem sendo vítima do descaso dos órgãos públicos responsáveis pela cultura local. Fechado há mais de um ano, as roupas e instrumentos musicais que representam os cortejos de maracatus estão se acabando pela ação natural do tempo. A s portas e janelas que ficam na lateral do museu foram fechadas, calando o batuque e apagando o brilho das roupas, estandartes e lampiões. Apenas uma placa identifica que no local a história do maracatu, um dia, foi contatada para crianças, adultos e idosos, cearenses e turistas. Diante do total abandono em que se encontra o Museu do Maracatu, fica a pergunta: Será que a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da FUNCET e a Secretaria de Cultural

FUTRICANDO O PASSADO!!!

Imagem
Durante minhas pesquisas nos antigos periódicos da cidade encontrei? Vejam só... Desenho da Catedral Metropolitana de Fortaleza, publicado no dia 07 de abril de 1956, no Jornal Gazeta de Noticiais. O anúncio fazia parte da campanha de arrecadação de dinheiro para a construção da igreja. “Católico assim ficará a nossa Catedral, desde que a tua ajuda se faça sentir, de um modo precioso, generoso e cristão”, dizia o pequeno texto da época.

Maracatus em Festa

Imagem
25 de março é uma data importante para a história do Ceará, já que faz alusão ao Dia da Abolição dos Escravos no Estado, e ao mesmo tempo, celebra o Dia do Maracatu. Para comemorar esse momento, reis, rainhas e suas cortes saíram da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza e foram até a Igreja do Rosário, na Praça dos Leões, onde foi celebrada uma missa campal. O evento foi realizado pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), que mesmo com total desconforto, principalmente para as rainhas durante a solenidade religiosa e desorganização de espaço, todos que fazem parte do movimento reconhecem a boa iniciativa do órgão municipal. Na foto, a rainha Débora Lopes e o rei (eu) Paulo Campelo, do Maracatu Nação Fortaleza, um dos 11 maracatus que participaram da comemoração. Outro destque durante o evento, foi Luiz Costa - o Matim, que no Maracatu Vozes da África, com toda sua elegância, desfilou na ala da corte como princesa.

Governador do Ceará, Cid Gomes garante apoio emergencial as famílias desabrigadas

Diante das últimas chuvas que caíram no interior do Estado, onde várias famílias ficaram desabrigadas, o governador Cid Gomes anunciou que estão assegurados R$ 4 milhões de Reais para a construção de novas moradias e recuperação de estradas destruídas pelas águas. Os municípios da Região do Cariri foram os mais atingidos. De acordo com o governador, a Defesa Civil do Estado e as prefeituras municipais estão dando todo apoio emergencial aos atingidos pelas enchentes.

Reforma do Parque Rio Branco deve ser concluída em quatro meses

O Parque Rio Branco, localizado em Fortaleza é um dos poucos espaços verdes que existem na cidade. Quem vai ao local, além de respirar um ar bem mais puro tem a oportunidade de ter um contato direto com a natureza, através das diversas espécies de árvores. Para manter vivo o parque, a Prefeitura Municipal de Fortaleza reiniciou as obras de reforma do local. Cerca de 40 homens trabalham para deixar o espaço pronto. A reforma, nessa segunda fase é no valor de R$ 565, 037,37. O Parque Rio Branco vai ganhar uma nova arborização e paisagismo, anfiteatro com capacidade para 500 pessoas, quadra de vôlei de praia, campos de futebol etc. A prefeitura está preparando uma programação especial com atividades ecológicas e lúdicas. Segundo o secretário em exercício da Regional II, Francisco Humberto Júnior, a idéia é que a população possa desfrutar mais ainda desse espaço abençoado pela natureza. Agora é esperar para saber se realmente todo esse projeto vai sai literalmente do papel. Vale lemb